top of page
Buscar
  • Foto do escritorThiago Simões

Kombucha: que horas tomar?

Atualizado: 23 de ago. de 2019

Nesse post vamos falar sobre os melhores horários para tomar a kombucha e seus benefícios para a saúde. Se devo tomar kombucha a noite, antes de dormir e se posso tomar em jejum.

Se você está buscando renovar seu estilo de vida, melhorar sua saúde e bem estar, provavelmente já ouviu falar da kombucha. O chá fermentado probiótico que pode te ajudar a aumentar a diversidade da microbiota, fortalecer o sistema imunológico, desintoxicar o fígado, melhorar a digestão e aumentar sua energia física e mental.


Você já toma kombucha? Bom, se você se beneficia com esse elixir da vida longa com certeza já se perguntou qual o melhor horário para tomar.


Que horas devo tomar?



A resposta definitiva é depende de cada um. Muitos dos clientes da Curumim gostam de tomar meia hora antes das refeições com o argumento de que a bebida borbulhante ajuda a saciar a fome com poucas calorias e assim diminui a vontade de comer.


Apenas tome cuidado para não ficar totalmente saciado e deixar de ingerir os nutrientes necessários de uma refeição balanceada.


Alguns gostam de tomar em jejum para povoar sua microbiota com o sistema digestório “vazio”, diminuindo o tempo de contato dos ácidos estomacais com as bactérias e leveduras da kombucha, fazendo com que um maior número delas chegue viva no intestino.


Outro motivo para tomá-la no desjejum é que esse chá milenar ajuda a dar uma boa levantada na energia. Entretanto vale lembrar que, dependendo da procedência, a kombucha pode ter uma quantidade mínima de álcool, então deve-se observar se você sente ou não os efeitos.


Algumas pessoas sentem desconforto estomacal com certos alimentos como a hortelã-pimenta e o gengibre, que compõem alguns de nossos sabores mais vendidos. Não tem problema! Para essas pessoas, vale evitar tomar de estômago vazio e experimentar após as refeições.


Por sinal, essa é a maneira preferida dos nossos clientes que tomam a Curumim como uma alternativa saudável ao refrigerante. Dessa forma você ajuda na digestão e ganha uma energia extra para combater aquele bode depois do almoço ou a se renovar depois da fadiga extrema do pós-treino.


E antes de dormir? Ela pode prejudicar meu sono?

Não. Pelo contrário, ela pode ajudar na qualidade do seu sono. A quantidade de cafeína da kombucha é muito baixa, você só sentirá o efeito se você for muito sensível. E a bebida probiótica artesanal ainda conta com a L-teanina, um aminoácido descoberto na década de 40 capaz de atravessar a barreira dos vasos sanguíneos do cérebro e chegar no seu sistema nervoso causando efeitos psicoativos.



beneficios da teanina da kombucha ao tomar no horário da noite


Com estrutura similar à glutamina este aminoácido essencial estimula as ondas alfas causando um efeito calmante similar ao da meditação. Seus poderes são inúmeros, dentre eles, pode ajudar a controlar a ansiedade, aumentar os níveis de serotonina e dopamina e até no foco e retenção de informações quando associada à cafeína. Neste post contamos um pouco mais sobre a teanina e como ela pode ajudar você.


Que tal contar para a gente em que momento da sua rotina você prefere tomar sua kombucha? Se ainda não toma, visite nossa loja on line e peça a sua. Entregamos na sua casa. Até a próxima.



Fontes:

Influence of working conditions upon kombucha conducted fermentation of black tea - E Lončar, M Djurić, R Malbaša, LJ Kolarov… - Food and Bioproducts …, 2006 - Elsevier


Antimicrobial activity of fermented green tea liquid

Y Tu, H Xia - repository.up.ac.za


Influence of black tea concentrate on Kombucha - RV Malbasa, SL Eva, AK Ljiljana - Acta Period. Technol, 2006 - doiserbia.nb.rs


18.555 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント


dsoniaregina9
2023年3月18日

Qual a quantidade uma pessoa pode tomar por dia?

いいね!
bottom of page