top of page
Buscar
  • Foto do escritorThiago Simões

Por que atletas devem consumir probióticos?

Se você é atleta e não se preocupa em consumir alimentos fermentados e prébióticos, pode estar perdendo uma grande oportunidade de dar um upgrade no seu rendimento. Já existem evidências científicas suficiente que corroboram que os exercícios físicos influenciam positivamente na microbiota intestinal. Mas uma microbióta saudável pode influenciar no desempenho do atleta?

Uma revisão feita pelo Cork Institute of Technology, na Irlanda, analisou 12 estudos que exploraram a relação de exercício com o microbioma intestinal e investigaram os efeitos de probióticos no combate ao overtraining em atletas e suas consequências como a depressão/ansiedade, Infecções, inflamações e disfunções relacionadas a permeabilidade intestinal.

Os principais parâmetros que o estudo destacou foram nas funções imunológicas, menor suscetibilidade a infecções, resposta inflamatória e reparo tecidual. Ou seja, a manutenção de um microbioma saudável e variado é essencial para atingir a alta performance e combater o overtraning, um dos maiores pesadelos dos atletas de ponta.


Alguns probióticos contemplados pelo estudo são velhos conhecidos de quem cultiva alimentos fermentados como kombucha, chucrute e iogurte caseiro: lactobacillus, bifidobacterium e saccharomyces cujas cepas específicas, segundo o estudo, estão relacionadas aos seguintes benefícios:


Combate a gastroenterite, atenuação da intolerância à lactose, modulação do sistema imunológico, alívio da inflamação, redução do colesterol, proteção contra o câncer, modulação da atividade cerebral, prevenção da colonização por patógenos, diarréia associada a antibióticos, prevenção de infecções recorrentes por Clostridium difficile e síndrome do intestino irritável.

O estudo é um artigo de revisão que analisou estudos duplo-cego placebo-controlado usando diversos tipos de probióticos em sedentários e em corredores, ciclistas e jogadores de rugby, tanto amadores como profissionais.


Fonte: The Potential Impact of Probiotics on the Gut Microbiome of Athletes (Laura Wosinska, Paul D. Cotter, Orla O’Sullivan e Caitriona Guinane). Nutrients 2019, 11(10), 2270; https://doi.org/10.3390/nu11102270


Crédito fotos:

Ciclistas: @pixabay

Surfista: @bradleyhook

Corredor: @nappy

Canoístas: @augustoeuricomota

171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page